• Ligue-nos
    54 3224.5456 / 3538.8028
    54 9959.6969

  • Seg - Sex
    08:00-11:45
    13:30-18:30

Geometria e Balanceamento

Geometria e Balanceamento

O desgaste do pneu é, em grande parte, provocado pelas más condições mecânicas do veículo. Alinhamento é, como o próprio nome diz, responsável por manter o carro “na linha” – sem que “puxe” para um lado. É a regulagem da posição das rodas, ajustadas em determinados valores para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir.

No serviço de Geometria e Balanceamento de rodas são observados e verificados os seguintes itens (ângulos):

Convergência
: É o ajuste das rodas direcionadas, de modo que fiquem mais fechadas na extremidade dianteira do que na traseira.

Divergência: É a condição oposta à convergência. Neste caso, as rodas estão mais abertas na extremidade dianteira do que na traseira. Se os valores especificados para a convergência ou divergência das rodas estiverem alterados, a banda de rodagem dos pneus apresentará um desgaste irregular, que provocará um alisamento acelerado da banda de rodagem.

Caster: É o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino-mestre ou do braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade e direcionamento do veículo. Pouco ou nenhum caster resultará em desgaste acentuando em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu. O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste prematuro da banda de rodagem do pneu.

Camber: É determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou fora do veículo, em relação ao plano vertical. A cambagem pode ser positiva ou negativa. A cambagem excessiva provoca um desgaste mais acentuado no ombro do pneu. Se o camber for positivo, o desgaste será no ombro interno.




ANTES DE PEGAR A ESTRADA PASSE NA MECÂNICA PEDROTTI

ÚLTIMAS POSTAGENS